História

Oferta para Ação Social - A Festa da Família Metodista


A Festa da Família Metodista, como é tradicionalmente conhecida a celebração, começa dia 18 de agosto, terceiro domingo mês, e segue até o dia 28 de novembro, quando se celebra o Dia de Ação de Graças. Anteriormente a festa trazia o nome de Susana Wesley, mãe do fundador do metodismo, John Wesley, e um exemplo de mulher que lutou para levantar recursos e ajudar nos desafios da missão, em um tempo de desafios sociais.


O objetivo é arrecadar uma grande doação nacional, para apoiar os projetos sociais selecionados pelas Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja. Em 2019, metodistas de todo país investirão em um total de 20 projetos.


O último Credo Social da Igreja Metodista, publicado pela ocasião dos 150 anos da missão no Brasil, ressalta a responsabilidade social como uma das prioridades da organização:


Cremos que a missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se na comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus, bem como cresce e produz "santidade de coração e vida".


Cremos numa Igreja Missionária, promotora da vida abundante e combativa em relação às forças da morte. Uma Igreja que acolha os seres excluídos na nossa sociedade com graça, amor e misericórdia, uma Igreja "comunidade missionária a serviço do povo".


Credo - 150 anos de missão metodista permanente em terras brasileiras


Desde 2016, além de arrecadar as ofertas presencialmente nos eventos promovidos pelas igrejas locais, a Área Geral da Igreja Metodista também recebe doações por meio do seu site e aplicativo iDoações, possibilitando que mais pessoas se comprometam com o propósito de impulsionar 20 projetos promovidos por metodistas nas oito Regiões Eclesiásticas e nas duas Regiões Missionárias da igreja.


Os valores arrecadados através das plataformas eletrônicas são distribuídos diretamente para os projetos. Já as somas arrecadadas nas comunidades de fé são divididas em duas partes iguais: 50% para Igreja Local investir na ação social da própria comunidade; 50% distribuído entre os projetos selecionados pelas Regiões.


As frentes de trabalho e áreas de atuação dos/as metodistas, visam trazer alívio para realidades como a falta de espaços de qualidade para educar crianças, especialmente nas comunidades mais carentes do país. Inclusive, dos 20 projetos selecionados, 15 oferecem suporte ou formação para crianças, reforçando um dos valores históricos da Igreja: a criança é prioridade na missão.


Os projetos também trazem ações que atendem a sociedade com serviços de saúde, estética, capacitação profissional para geração de renda e suporte para famílias que trabalham fora do lar e não tem acesso a creches de qualidade. Há ainda inciativas voltadas para idosos/as, população carcerária e gestantes adolescentes em situação de vulnerabilidade.


Conheça cada uma das ações no menu PROJETOS.